option
Questions
ayuda
daypo
search.php
ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ON ADM PB 24 ESTRATÉGIA II
COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
ADM PB 24 ESTRATÉGIA II

Description:
ADM PB 24 ESTRATÉGIA II

Author:
JAMAM
Other tests from this author

Creation Date:
05/05/2024

Category: Others

Number of questions: 93
Share the Test:
New CommentNuevo Comentario
No comments about this test.
Content:
(FGV – Câmara de Aracaju - SE - Assistente Administrativo – 2021) A análise Swot é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para a realização de um diagnóstico organizacional da empresa. Dentre os elementos tipicamente considerados na análise Swot, podem ser elencados: a) fraquezas e competitividade; b) barreiras de entrada e oportunidades; c) situação política e produtos substitutos; d) forças e ameaças; e) produtos abacaxis e estrelas.
(CESPE – IPHAN – Analista I - 2018) A matriz SWOT, ferramenta utilizada em planejamentos estratégicos, mapeia tanto oportunidades quanto ameaças, as quais são tipicamente associadas à dimensão interna da organização. C E.
(FGV – COMPESA– Analista de Gestão - 2018) A análise SWOT é um instrumento bastante utilizado pelas organizações para verificar sua posição estratégica no setor e auxiliá-la na decisão sobre os próximos passos que devem ser tomados. Em relação à análise SWOT, assinale a afirmativa correta. a) A carência de funcionários em um órgão público pode ser considerada uma ameaça. b) O aumento do valor do barril de petróleo pode ser visto como uma força de uma estatal petrolífera. c) A possibilidade de criação de novos tributos de exportação pode ser considerada uma ameaça para um frigorífico que vende prioritariamente para o Oriente Médio. d) O alto número de patentes de uma empresa de tecnologia é um exemplo de oportunidade. e) O surgimento da rede 5G é uma fraqueza das operadoras de telefonia móvel.
(CESPE – TRT 7a Região – Analista Judiciário - 2017) Entre os elementos avaliados na matriz SWOT, estão a) as forças, que são variáveis ambientais desfavoráveis. b) as forças, que são variáveis ambientais favoráveis. c) as fraquezas, que são variáveis internas desfavoráveis. d) as oportunidades, que são variáveis internas favoráveis.
(FGV – TJ-DFT - Analista Judiciário – Administração – 2022) Para subsidiar seu processo de formulação e planejamento estratégico, uma empresa utilizou-se da matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. Os resultados foram: produto A – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto B – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto C – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto D – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado. Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que: a) o produto A é um produto “vaca leiteira”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para equilibrar o fluxo de caixa dos demais produtos; b) o produto B é um produto “ponto de interrogação”, que pode se tornar um produto “estrela” se aumentar a sua participação no mercado; c) o produto C é um produto “cachorro”, que pode se tornar uma “vaca leiteira” se a taxa de crescimento de seu mercado aumentar significativamente; d) o produto D é um produto “ponto de interrogação”, no qual a empresa deve investir para aumentar sua participação no mercado; e) o produto A é um produto “estrela”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para financiar o crescimento de outros negócios.
(CS-UFG – Câmara de Goiânia-GO – Assessor Técnico Legislativo - 2018) A matriz BCG é uma técnica de análise de portfólio e seleção de estratégias que se baseia no estudo de duas dimensões: a participação relativa de mercado e a taxa de crescimento do mercado. De acordo com essa matriz, os produtos ou unidades de negócios que têm participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento são chamados de a) vacas leiteiras. b) vira-latas. c) estrelas. d) pontos de interrogação.
(FGV – TCE-TO - Auditor de Controle Externo – Administração – 2022) Para subsidiar seu processo de formulação e planejamento estratégico, uma empresa utilizou-se da matriz GE/McKinsey para análise de seu portfólio de negócios. Os resultados foram: • unidade de negócio A - alta atratividade da indústria e posição competitiva média; • unidade de negócio B - média atratividade da indústria e posição competitiva alta; • unidade de negócio C - média atratividade da indústria e posição competitiva baixa; • unidade de negócio D - alta atratividade da indústria e posição competitiva baixa; • unidade de negócio E - baixa atratividade da indústria e posição competitiva alta. Com base no modelo da matriz GE/McKinsey, é correto afirmar que a empresa deve: a) deixar de investir nas unidades de negócio C e E; b) concentrar seus investimentos na unidade de negócio A e deixar de investir na unidade de negócio E; c) investir seletivamente nas unidades de negócio D e E; d) investir seletivamente nas unidades de negócio A e B e utilizar seus fluxos de caixa para financiar a unidade de negócio E; e) investir seletivamente nas unidades de negócio A e B e utilizar seus fluxos de caixa para financiar a unidade de negócio D.
(CESPE – STJ – Técnico Judiciário - 2015) A matriz McKinsey-GE é utilizada para análise de portfólio com o objetivo, entre outros, de se decidir quanto uma unidade estratégica de negócios (UEN) deve receber de investimentos ou quais UENs devem parar de receber investimentos. C E.
(FUNRIO – AL-RR – Administrador - 2018) Na matriz de Ansoff, a estratégia de explorar novos mercados com novos produtos, se denomina a) penetração de mercado. b) desenvolvimento de mercado. c) desenvolvimento de produtos. d) diversificação.
(FGV – Prefeitura de Salvador – Técnico de Nível Superior - 2017) As opções a seguir destacam elementos que compõem a Teoria das Cinco Forças para análise da vantagem competitiva das empresas, à exceção de uma. Assinale-a. a) Produtos substitutos. b) Compradores. c) Agências reguladoras. d) Fornecedores. e) Concorrentes.
(FEPESE – CELESC – Administrator - 2018) Assinale a alternativa que completa corretamente o sentido da frase de Michael Porter abaixo. A essência da formulação de uma estratégia competitiva é: a) Agregar valor ao seu produto ou serviço. b) Ampliar o mercado de atuação da empresa. c) Importar insumos e exportar produtos acabados. d) Relacionar uma empresa com seu meio ambiente. e) Investir em marketing e no desenvolvimento de pessoas.
(FEPESE – CELESC – Administrator - 2018) Michael Porter descreveu as 3 Estratégias Genéricas que empresas usam para enfrentar as Forças Competitivas que influenciam concorrência de um setor. Assinale a alternativa correta no tocante às Estratégias Genéricas de Porter. a) Liderança em preço, diferenciação e enfoque. b) Liderança em custo total, diferenciação e enfoque. c) Investimento em pessoas, investimento em marketing e enfoque. d) Investimento em pessoas, diferenciação e enfoque. e) Investimento em pessoas, investimento em marketing e investimento em tecnologia.
(IF-MS – IF-MS – Administrator - 2019) O conceito de Cadeia de Valor de Michael Porter (Livro Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, 16ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1989) é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas por meio das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Marque a alternativa que contenha as atividades principais da Cadeia de Valor. a) Promoção, treinamento, aquisição, infraestrutura e gerência de RH. b) Logística externa, logística interna, desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura e operações. c) Aquisição, desenvolvimento de tecnologia, promoção e infraestrutura da empresa. d) Pode ser por meio dos recursos e competências. e) Logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas e serviço.
(CESGRANRIO – Petrobrás – Analista de Sistemas Júnior - 2018) Considere a cadeia de valor de uma empresa, conforme o modelo de Porter, e as possibilidades da aplicação de sistemas de informação nos seus diversos processos empresariais básicos, tanto de apoio quanto primários. Considere ainda os três exemplos seguintes de Sistemas de Informação: (i) Otimização de Sistema de Entrega para Distribuidores (ii) Serviços de Pós-venda (iii) Análise Inteligente de Currículo em Processo de Treinamento de Pessoal Esses sistemas são aplicados, respectivamente, a processos empresariais categorizados na cadeia de valor da empresa como a) primários, de apoio, primários b) de apoio, primários, de apoio c) primários, primários, de apoio d) primários, de apoio, de apoio e) de apoio, primários, primários.
(FGV – Prefeitura de Salvador-BA – Técnico de Nível Superior - 2017) O uso da cadeia de valor se justifica para analisar a vantagem competitiva de uma organização ou sua falta por meio do detalhamento de suas atividades. Nesse sentido, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A cadeia de valor de Porter está detalhada em atividades primárias e secundárias. ( ) Os serviços (ou pós venda) foram propostos como uma atividade primária da organização. ( ) A logística externa está classificada como uma atividade secundária da organização. As afirmativas são, respectivamente, a) V – V – F. b) F – V – V. c) V – F – F. d) F – V – F. e) V – V – V.
(FGV – FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo – Administração – 2021) Na execução de análise dos processos administrativos de uma organização, um consultor elaborou três perguntas: I. O que deve ser feito? II. Quem deve fazer? III. Como deve ser realizado? Consideradas à luz da ferramenta 5W2H, utilizada para auxiliar no desenvolvimento de planos de ação, assinale a opção que indica as perguntas que estão associadas a essa ferramenta. a) I, II e III. b) I e II, somente. c) II e III, somente. d) I e III, somente. e) I, somente.
(FCC – TCE-RO – Analista de Controle Externo - Adaptada) A ferramenta 5W2H é utilizada na melhoria de processos e o what significa o que deverá ser feito, ou seja, a descrição da solução escolhida e os objetivos de melhoria a serem atingidos. C E.
(FGV – IMBEL – Administrador - 2021) Um administrador está buscando uma ferramenta de medição de desempenho que não tenha, como foco exclusivo, indicadores financeiros. Analisando outras perspectivas, é adequado o uso do a) ebitda b) break even point c) balanced scorecard d) payback descontado e) margem de contribuição.
(FCC – Prefeitura de Recife-PE – Assistente de Gestão Pública - 2019) Considere que uma empresa municipal tenha decidido utilizar, para apoiar seu planejamento estratégico e avaliar resultados, o Balanced Scorecard (BSC). Durante a aplicação de tal metodologia foram utilizados mapas estratégicos, cuja função precípua consiste em a) visualizar as estratégias, identificando as relações de causa e efeito entre as perspectivas. b) identificar a lacuna existente entre os insumos necessários e aqueles disponíveis na organização. c) identificar as forças e fraquezas da organização, com a análise dos cenários internos. d) mapear os desafios e oportunidades existentes no ambiente em que se insere a organização. e) mapear os principais processos de trabalho que fazem parte da cadeia de valor da organização.
(FCC – AFAP – Assistente Administrativo - 2019) O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia comumente utilizada pelas organizações para a implementação de seu planejamento estratégico e possui, como uma de suas principais características, a) a prevalência da perspectiva financeira, que se sobrepõe às demais. b) o equilíbrio entre diferentes perspectivas, incluindo a dos clientes. c) a desconsideração de aspectos financeiros, com prevalência da perspectiva do aprendizado. d) a fixação de indicadores apenas para a perspectiva dos processos internos. e) a adoção de metas atreladas à perspectiva do crescimento, que engloba as demais.
(FCC – DPE-AM – Assistente Técnico de Defensoria - 2018) O Balanced Scorecard − BSC, desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990, preconiza o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização e a correspondente avaliação sob as perspectivas a) dos fatores econômicos e dos fatores de bem-estar pessoal. b) operacional, gerencial e mercadológica, todas estritamente financeiras. c) institucional, ligada à governança, e social, ligada à cidadania. d) financeira; do cliente, dos processos internos e do aprendizado organizacional. e) do curto prazo, estritamente financeira, e do longo prazo, visando à perenidade da organização.
(CESGRANRIO – UNIRIO) A ferramenta de gestão do conhecimento, cujo objetivo geral é traduzir a missão e a estratégia das empresas em um conjunto abrangente de medidas de desempenho, que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica é a) Sense Making b) Data Warehousing c) Knowledge Mapping d) Balanced Scorecard e) Benchmarking Interno.
(Quadrix – CONTER – Analista Administrativo - 2017) Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles: a) estruturação sequencial da gestão do negócio, da gestão de serviços, da gestão orçamentária e da gestão de controle da qualidade. b) adesão da maior parte dos integrantes da Organização ao Control Objectives for Information and Related Technologies(COBIT), seguida de capacitação acerca do BSC, da adoção do Enterprise Resource Planning (ERP) e, por fim, do Strategic Activity System (SAS). c) adoção da Pirâmide da Performance, seguida da Tableau de Bord, da Sustainability Scorecard (SSC) e, por fim, do Strategic Activity System (SAS). d) implementação sequencial da Matriz BCG, da Matriz de Ansoff, da Matriz SGC e da Matriz GE. e) estabelecimento de metas de superação, identificação e racionalização das iniciativas estratégicas, identificação de iniciativas críticas que envolvam mais de uma unidade de negócios e vinculação da estratégia à alocação de recursos e aos orçamentos anuais.
(FCC – TRT 13a – Técnico Judiciário - 2014) De acordo com os mentores do Balanced Scorecard - BSC, Robert Kaplan e David Norton, desempenham papel crítico na construção do BSC: I. O arquiteto, correspondente a um alto executivo da organização designado para a construção do BSC e pela sua inclusão no sistema gerencial. II. O comunicador, que tem a responsabilidade de conquistar o apoio e a adesão de todos os membros da organização quanto ao novo sistema gerencial a ser implementado. III. Os capacitadores, designados para moldar as ações de rotina decorrentes do novo sistema gerencial. Está correto o que consta APENAS em a) I. b) I e II. c) II. d) I e III. e) II e III.
(FGV – Câmara de Aracaju - SE - Assistente Administrativo – 2021) Em função da multiplicidade de tarefas exercidas, muitas vezes os gestores incorrem em decisões erradas ao priorizar a solução de determinados problemas e negligenciar outros de maior importância. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para a priorização de problemas: a) Gestão 5S; b) Matriz GUT; c) Análise BCG; d) Reengenharia; e) Avaliação incremental.
(FGV – AL-BA – Técnico de Nível Superior - 2014) Um determinado gerente de departamento vê‐se a volta com numerosos problemas no ambiente de trabalho e precisa estabelecer um método que priorize esses problemas e a análise dos riscos envolvidos. Considerando as ferramentas de gestão de qualidade, assinale a opção que indica a que melhor se adapta a este contexto a) 5W2H. b) Brainstorming. c) Diagrama de árvore. d) Estratificação. e) Matriz GUT.
1. (CEBRASPE – CNMP - Analista do CNMP – Àrea: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública – 2023) Acerca de planejamento estratégico, julgue o item a seguir. No balanced scorecard, a perspectiva dos processos internos estabelece os processos de negócios para os quais a organização precisa ter preeminência e os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e agregando valor. C E.
2. (CEBRASPE – CNMP - Analista do CNMP – Área: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública – 2023) Acerca de planejamento estratégico, julgue o item a seguir. No modelo SWOT, o ponto fraco representa situação inadequada da organização, associado a uma variável controlável, que lhe proporciona desvantagem operacional no nicho de atuação. C E.
3. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item a seguir. O fator gravidade da matriz GUT relaciona-se à possibilidade de o problema piorar em longo, médio ou curto prazo ou de se manter estável com o tempo. C E.
4. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item a seguir. No balanced scorecard, a perspectiva de processos internos avalia o grau de inovação nos processos de gestão da organização e o nível de qualidade de seus serviços. C E.
5. (CEBRASPE – TJ-CE - Técnico Judiciário - Área: Técnico-Administrativa – 2023) Nos departamentos do TJ/CE foram feitas as instalações de modernas tecnologias para melhor atender ao público. Assinale a opção que apresenta os fatores da ferramenta análise SWOT que se relacionam à informação apresentada. a) fatores internos e de forças b) fatores externos e de forças c) fatores temporários e de oportunidades d) fatores operacionais e de fraquezas e) fatores externos e de ameaças.
6. (CEBRASPE – TJ-CE - Técnico Judiciário - Área: Técnico-Administrativa – 2023) Assinale a opção que apresenta uma característica relacionada à perspectiva financeira do balanced scorecard. a) retenção de clientes b) capacitação c) qualidade dos processos internos d) satisfação dos colaboradores e) retorno sobre o investimento.
7. (CEBRASPE – AGER - Mato Grosso - Analista Regulador – Administração – 2023) Quando da elaboração de um novo planejamento estratégico, determinado grupo de trabalho, constituído em um órgão público, recorreu à técnica denominada análise SWOT e se deparou com uma potencial ameaça. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que, nesse caso, foi identificado um fator a) interno, o qual, devido à falta de governabilidade, não pode ser gerenciado pela organização. b) interno, o qual limita o desempenho da organização. c) externo, o qual limita o desempenho da organização. d) externo, que, dada a governabilidade, pode ser gerenciado pela organização. e) interno, que, dada a governabilidade, pode ser gerenciado pela organização.
8. (CEBRASPE – AGER - Mato Grosso - Analista Regulador – Administração – 2023) O objetivo de uma organização que altera seu modelo de planejamento e implementa o balanced scorecard é a) identificar as estratégias da organização e monitorar o progresso em direção a tais objetivos. b) gerenciar o desempenho financeiro e orçamentário da organização. c) estabelecer um cronograma de realização das atividades. d) desenvolver estratégias de marketing para atrair mais clientes. e) avaliar o desempenho de funcionários e identificar oportunidades de melhoria.
9. (CEBRASPE – Telebras - Especialista em Gestão de Telecomunicações – Administração – 2022) A respeito de planejamento estratégico, julgue o item que se segue. O compromisso expresso na sentença “assegurar a efetividade na gestão da informação e do conhecimento” está vinculado à perspectiva do balanced scorecard de aprendizado e crescimento. C E.
10. (CEBRASPE – TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Serviço Social – 2022) O Balanced Score Card é muito utilizado em todo o mundo, seja no âmbito privado ou público. Um dos motivos de seu sucesso se deve ao fato de que o Balanced Score Card a) propicia a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso. b) apresenta duas dimensões: perspectiva financeira e perspectiva governamental. c) apresenta três dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente e perspectiva governamental. d) apresenta quatro dimensões: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva interna, e perspectiva governamental. e) enfatiza apenas o resultado financeiro final.
11. (CEBRASPE – SEE-PE - Analista em Gestão Educacional – Geral – 2022) Julgue o item seguinte, a respeito das funções da administração e de sua evolução. No que diz respeito à metodologia balanced scorecard, é correto afirmar que um objetivo estratégico direcionado à capacitação de empregados para o desenvolvimento de capacidades técnicas integra a perspectiva de processos internos. C E.
12. (CEBRASPE – APEX Brasil - Analista I - Negócios Internacionais - Especialidade: Indústria e Serviços – 2022) O balanced scorecard é uma metodologia que a) não incorpora indicadores financeiros e foca em critérios qualitativos. b) estabelece um sistema automático de informações. c) descreve a estratégia nas perspectivas financeira, mercadológica, de processo interno e de inovação. d) se destina a formular estratégias. .
13. (CEBRASPE – PGE-RJ - Analista Contábil – 2022) Julgue o próximo item, relacionado a aspectos diversos pertinentes a planejamento estratégico. Conforme o modelo Porter de pensamento estratégico, o poder de barganha dos fornecedores se torna mais forte quando eles concorrem contra produtos substitutos. C E.
14. (CEBRASPE – DPE-DF - Analista de Apoio à Assistência Judiciária – Administração – 2022) Acerca da gestão por processos e de conceitos de administração financeira, julgue o item seguinte. Para a definição da urgência com que os problemas de um processo devem ser tratados, é adequado o uso da matriz GUT, a qual possibilita a atribuição de pontuação para a gravidade, a urgência e a tendência de agravamento da situação. C E.
15. (CEBRASPE – DPE-RO - Analista da Defensoria Pública – Administração – 2022) São perspectivas da ferramenta administrativa denominada balanced scorecard a) a financeira, a do cliente, a dos processos internos e a de aprendizagem e desenvolvimento. b) a financeira, a do funcionário, a do cliente e a de aprendizagem e desenvolvimento. c) a do acionista, a do cliente, a da qualidade e a dos processos internos. d) a do acionista, a do cliente, a do funcionário e a dos processos internos. e) a financeira, a da qualidade, a do cliente e a dos processos internos. .
16. (CEBRASPE – IBAMA - Analista Administrativo – 2022) Julgue o item seguinte, que se referem à administração geral. No balanced scorecard, aspectos como liderança e capital da informação são tratados na perspectiva de aprendizado e crescimento. C E.
17. (CEBRASPE – SEED-PR – Professor – Gestão e Negócios - 2021) Empreender e começar um negócio próprio se tornou a saída para muitas pessoas que desejam mudar de carreira. Para tanto, existem diversas ferramentas que são utilizadas pelos empreendedores. Para o empreendedor que pretende colocar um plano em ação, há uma ferramenta que constitui um verdadeiro checklist a se cumprir antes de iniciar um novo projeto. Esse checklist é composto pelas seguintes perguntas. • O que deve ser feito? • Por que isso deve ser implementado? • Quem é o responsável pela ação? • Onde o plano deve ser executado? • Quando o plano deve ser implementado? • Como o plano deve ser conduzido? • Quanto vai custar a implementação? Assinale a opção que indica a ferramenta a que se refere o texto anterior. a) gestão do tempo b) matriz SWOT c) 5W2H d) design thinking e) projeção de vendas.
18. (CEBRASPE – SEFAZ-CE – Auditor - 2021) Na análise SWOT, pontos fortes se referem às questões ambientais favoráveis ao desempenho organizacional. C E.
19. (CEBRASPE – TJ-PA – Analista – 2020) Na matriz GUT, I a gravidade tem relação com a intensidade dos danos de um dado problema. II a urgência tem relação com a temporalidade da eclosão dos danos causados por um problema. III a tendência tem relação com o desenvolvimento de um dado problema na ausência de ação. Assinale a opção correta. a) Apenas o item I está certo. b) Apenas o item II está certo c) Apenas os itens I e III estão certos. d) Apenas os itens II e III estão certos. e) Todos os itens estão certos.
20. (CEBRASPE / CESPE – PGE-PE – Analista Administrativo de Procuradoria - 2019) Conforme o modelo SWOT, em um concurso público, a possibilidade de serem selecionados profissionais com alto grau de competência é considerada uma oportunidade, enquanto a seleção de muitas pessoas inexperientes é considerada uma ameaça. C E.
21. (CEBRASPE / CESPE – PGE-PE – Analista Administrativo de Procuradoria - 2019) Um órgão público que tem como estratégia a concentração no atendimento aos contribuintes de tributos de maior valor adota uma estratégia de diferenciação, segundo o modelo de Porter. C E.
22. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) Se uma organização necessita estabelecer prioridades para agir corretivamente acerca da insatisfação de clientes com seu atendimento, mas não dispõe de dados quantificáveis, então, nesse caso, o uso da ferramenta GUT será adequado. C E.
23. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) A matriz GUT (gravidade, urgência e tendência) é utilizada para o mapeamento das necessidades de pessoal no âmbito da melhoria de processos. C E.
24. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) A correta elaboração da ferramenta 5W-2H facilita o planejamento de atividades ou ações e permite identificar o responsável pelas ações, o prazo e a forma de executá-las e os respectivos custos. C E.
25. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) A existência de empregados pouco qualificados dentro de uma organização e a necessidade de elevados investimentos para capacitar as pessoas a manusear equipamentos tecnológicos são consideradas ameaças, em uma análise pelo modelo SWOT. C E.
26. (CEBRASPE / CESPE – FUB – Engenheiro - 2018) É estrategicamente importante que, ao pensar em cadeia de valor, a empresa também focalize a sua atenção nos processos essenciais e nos processos de apoio. C E.
27. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) Na elaboração da análise, pelo modelo SWOT, de uma instituição hospitalar, a identificação no mercado de universidades especializadas em saúde e medicina é considerada uma oportunidade para a qualificação da equipe médica do hospital. C E.
28. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Analista de Tecnologia da Informação - 2018) O BSC (balanced scorecard) mantém uma visão integrada e balanceada da organização; entre as suas quatro perspectivas, uma delas, denominada processos externos, tem a visão externa da organização. C E.
29. (CEBRASPE / CESPE – IPHAN – Analista I - 2018) A perspectiva financeira do BSC (balanced scorecard) esclarece como a organização é vista pelos seus clientes e como ela deve atender suas necessidades e seus objetivos financeiros. C E.
30. (CEBRASPE / CESPE – FUB – Administrador - 2018) Sabe-se que o BSC (balanced scorecard) é composto por quatro dimensões/perspectivas. Nesse sentido, o foco do gestor, ao utilizar um BSC, é o da perspectiva ambiental, uma das quatro dimensões do BSC. C E.
31. (CEBRASPE / CESPE – MPU – Técnico do MPU - 2018) Situação hipotética: Após a realização de uma análise SWOT em determinada organização, identificou-se que o cenário nacional estava favorável ao debate de assuntos trabalhistas e que os trabalhadores da organização possuíam conhecimento altamente especializado em direito do trabalho. Assertiva: Nesse caso, o cenário favorável ao debate de assuntos trabalhistas constitui uma oportunidade, e o conhecimento dos trabalhadores, uma força; juntas, oportunidade e força favorecem estratégias de fortalecimento da organização. C E.
32. (CEBRASPE / CESPE – TCE-MG – Analista de Controle Externo - 2018) Um órgão de controle federal, ao ter finalizado uma auditoria, recomendou que a organização pública auditada adotasse medidas para aprimorar seu controle financeiro, a fim de mensurar a percepção da qualidade do serviço prestado e elevar a eficiência de seus processos. A ferramenta gerencial adequada para atender às três recomendações apresentadas à organização auditada é a) o balanced scorecard. b) o planejamento estratégico. c) o planejamento tático. d) a matriz SWOT. e) o planejamento operacional.
33. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) Na matriz SWOT, são consideradas a participação marginal, a participação média e a participação elevada dos produtos ou serviços de uma empresa no mercado. C E.
34. (CEBRASPE / CESPE – STJ – Técnico Judiciário - 2018) O balanced scorecard é uma ferramenta para gestão do desempenho e, em sua elaboração, devem ser incluídas as perspectivas financeira, de processos, do cliente e de aprendizagem para a organização. C E.
35. (CEBRASPE / CESPE – STM – Técnico Judiciário - 2018) Balanced scorecard é um sistema de medição de desempenho que se baseia em quatro perspectivas de análise complementares: finanças, processos internos, clientes, e aprendizado e inovações (ou crescimento). C E.
36. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) Situação hipotética: Uma organização identificou em seu processo de análise ambiental que suas unidades em outros municípios contam com quadro de pessoal carente de capacitação, com corpo gerencial pouco comprometido com os objetivos traçados e com equipamentos obsoletos. Assertiva: Nessa situação, de acordo com a análise SWOT, é correto afirmar que a organização identificou ameaças ao alcance de seus objetivos. C E.
37. (CEBRASPE / CESPE – MPU – Técnico do MPU - 2018) Situação hipotética: Na elaboração do planejamento estratégico de um órgão público que utiliza a metodologia BSC (balanced scorecard), definiu-se o objetivo estratégico “desenvolver competências de liderança”. Assertiva: Nessa metodologia, o referido objetivo deve ser classificado na perspectiva interna. C E.
38. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) A liberação para comercializar produtos importados no mercado nacional rompe a barreira à entrada de concorrentes, identificada como uma das forças do modelo de Porter. C E.
39. (CEBRASPE / CESPE – EBSERH – Tecnólogo em Gestão Pública - 2018) De acordo com a utilização da metodologia BSC, as competências dos profissionais de uma instituição fazem parte dos ativos intangíveis e são classificadas na perspectiva interna. C E.
40. (CEBRASPE / CESPE – EMAP – Analista Portuário - 2018) A matriz de portfólio é conhecida também como matriz BCG. C E.
41. (CEBRASPE / CESPE – STM – Analista Judiciário - 2018) As dimensões que constituem a ferramenta BSC (balanced scorecard) incluem a mensuração da aprendizagem organizacional, que permite gerar indicadores sobre os fatores críticos de sucesso para a organização. C E.
42. (CEBRASPE / CESPE – STM – Analista Judiciário - 2018) É desaconselhada a aplicação do BSC (balanced scorecard) na administração pública, pois o objetivo da organização que utilize essa ferramenta é o lucro. C E.
43. (CEBRASPE / CESPE – STM – Técnico Judiciário - 2018) A metodologia SWOT é uma ferramenta de análise comumente utilizada em processos de planejamento estratégico que permite analisar, de forma complementar, cenários internos e externos de uma dada organização. C E.
44. (CEBRASPE / CESPE – TRE-BA – Nível Superior - 2017) O planejamento estratégico é fundamental para direcionar as atividades de uma organização, seja ela pública ou privada. A esse respeito, assinale a opção que apresenta a ferramenta administrativa de planejamento estratégico adaptada para a elaboração do Mapa Estratégico 2016-21 TRE/BA. a) Gestão por Diretrizes (GPD) b) Performance Prism c) BMC (Business Model Canvas) d) BSC (Balanced Scorecard) e) VBM (Value Based Management).
45. (CEBRASPE / CESPE – TCE-PA – Auditor de Controle Externo - 2016) Os processos primários de uma organização, quando agrupados, tendem a traduzir a cadeia de valor da entidade. C E.
46. (CEBRASPE / CESPE – TRE-PI – Analista Judiciário - 2016) O BSC (balanced scorecard) preserva a mensuração de resultados financeiros e agrega como perspectivas não financeiras para a descrição de estratégias e para a criação de valor as perspectivas a) funcional, de inovação e de capital intelectual. b) do cliente, interna e de aprendizado e crescimento. c) estratégica, de mercado e de aprendizado e crescimento. d) de qualidade, de gestão de processos e de crescimento. e) externa, interna e do capital humano.
47. (CEBRASPE / CESPE – TCE-PA – Auditor de Controle Externo - 2016) A análise SWOT é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico organizacional, que permite a uma organização identificar pontos fracos para o alcance dos seus objetivos, como, por exemplo, detectar a impossibilidade de acesso a matérias-primas disponíveis no mercado e necessárias à realização de seu negócio. C E.
48. (CEBRASPE / CESPE – TCE-PE – Analista de Controle - 2016) A respeito das ferramentas utilizadas para a elaboração do planejamento estratégico e a definição de visão e missão, assinale a opção correta. a) A ferramenta 5W2H corresponde a um formulário cuja finalidade é auxiliar no controle e execução das tarefas da organização. b) Na análise SWOT de um tribunal, a identificação da existência, no mercado, de cursos altamente recomendados para capacitações em assuntos jurídicos representa uma oportunidade. c) Inspirar, na sociedade, a certeza do controle dos recursos públicos caracteriza uma visão de futuro, por se referir àquilo que determinado órgão almeja alcançar em um determinado período de tempo. d) Na análise SWOT de um órgão, as forças do ambiente interno juntamente com as oportunidades do mercado promovem uma situação de estabilidade, com predominância de crescimento. e) O aspecto tendência, na matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), representa o potencial de resolução de um problema: atribui-se maior pontuação conforme seja grande a probabilidade de solucionar a situação.
49. (CEBRASPE / CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo - 2015) A matriz SWOT auxilia na análise de oportunidades e ameaças, aspectos relacionados ao ambiente externo à organização, e na análise de forças e fraquezas, relacionadas a seu ambiente interno. C E.
50. (CEBRASPE / CESPE – TCU – Auditor Federal de Controle Externo - 2015) A matriz SWOT ajuda uma empresa a usar suas próprias forças, diminuir fraquezas, aproveitar oportunidades e vislumbrar riscos ou ameaças ao seu negócio. C E.
51. (CEBRASPE / CESPE – CGE-PI – Auditor Governamental - 2015) A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada para análise do ambiente interno da organização, com vistas a identificar oportunidades e ameaças. Embora seja também utilizada para análise do ambiente externo, tal uso não é recomendado, devido à fragilidade dessa ferramenta. C E.
52. (CEBRASPE / CESPE – STJ – Técnico Judiciário - 2015) A matriz BCG permite a análise de portfólio a partir da combinação das variáveis intituladas participação de mercado e crescimento de mercado, nas quais o produto com maior participação e maior taxa de crescimento é chamado de produto estrela e está em fase de maturação no ciclo de vida do produto. C E.
53. (CEBRASPE / CESPE – MTE – Auditor Fiscal do Trabalho - 2013) A matriz de portfólio de produtos, também chamada de matriz de crescimento e participação, é uma técnica de seleção de estratégias que se baseia no estudo da participação dos produtos da empresa no mercado e que retrata as seguintes fontes de lucros e resultados: estrelas, pontos de interrogação, vacas leiteiras e vira-latas. C E.
15. (FCC – MPE-PE – Técnico Ministerial - 2018) O Balanced Scorecard- BSC é uma metodologia que prioriza o equilíbrio organizacional a partir das perspectivas: I. financeira. II. dos processos internos. III. dos clientes. IV. do aprendizado e crescimento. V. dos fatores exógenos. Está correto o que se afirma APENAS em a) I,II,III e IV. b) I,III e V. c) I,II, III e V. d) I e III. e) II e III.
16. (FCC – Câmara do DF – Consultor - 2018) Considere que no bojo do desenvolvimento do planejamento estratégico de uma organização tenha sido utilizada, como ferramenta na fase de mapeamento, a Matriz SWOT. Com tal ferramenta serão identificados(as)/estabelecidos(as) a) as forças e fraquezas da organização e os desafios e oportunidades apresentados pelo cenário externo. b) os indicadores de desempenho, financeiros e gerenciais, e as ações para o atingimento dos resultados fixados. c) as metas de curto, médio e longo prazo, bem como as equipes responsáveis por cada conjunto de metas. d) as medidas a serem adotadas para aprimoramento da atuação da organização e os prazos correspondentes. e) os paradigmas de excelência adotados para a atuação da organização e os critérios de avaliação dos resultados alcançados.
17. (FCC – Prefeitura de Teresina-PI – Técnico - 2016) O modelo de cadeia de valor de Michael Porter (1998) tem um enfoque sistêmico e apresenta uma cadeia de atividades comum a todos os negócios, onde os inputs e outputs passam por mudanças em função das relações entre fornecedores e consumidores. Neste sentido o sistema compreende atividades primárias e de suporte. Para o autor, são consideradas atividades primárias: a) infraestrutura, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, aquisição/compra. b) logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas, serviços. c) infraestrutura, logística de entrada, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico, logística de saída. d) marketing e vendas, serviços; gestão de recursos humanos, desenvolvimento, aquisição/compra. e) logística de entrada, marketing, infraestrutura, logística de saída.
18. (FCC – Copergás-PE – Analista Administrativo - 2016) A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação do posicionamento de produtos ou unidades estratégicas de negócio da empresa em relação a variáveis externas e internas. Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. De acordo com referida classificação, um produto enquadrado como “vaca leiteira” assim o é porque a) tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. b) a baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. c) exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. d) os lucros e a geração de caixa são altos e, como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. e) é considerado um produto fora do mercado, sem perspectiva de geração de caixa e “sugando” portanto a capacidade de investimento da empresa.
19. (FCC – TRF 3a Região – Técnico Judiciário - 2014) Dentre as atividades do Gerenciamento de Incidentes da ITIL v3 atualizada em 2011, está a priorização de incidente. Esta atividade é realizada criando-se uma matriz de risco relacionada a urgência do tratamento do incidente e o impacto que o incidente poderá causar na operação da empresa. Deve-se usar, nesta atividade, a matriz de definição de prioridade a) SWOT. b) BCG. c) GUT. d) RACI. e) de Ansoff.
20. (FGV - Prefeitura de Niterói - Analista - 2018) A startup XYZ, que desenvolve aplicativos para smartphones, descobre que as principais fabricantes do aparelho vão passar a utilizar um sistema operacional incompatível com seus produtos. Visando realizar uma análise do ambiente do mercado para orientá-la na definição de sua estratégia, a startup opta por utilizar a ferramenta conhecida por matriz SWOT, classificando a atitude das fabricantes como a) oportunidade. b) força. c) fraqueza. d) ameaça. e) neutralidade.
21. (FGV - Prefeitura de Niterói - Analista - 2018) Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como a) a criação de uma barreira de entrada a novos concorrentes. b) o aumento do poder de barganha dos consumidores. c) uma intervenção protecionista no domínio econômico. d) um incentivo governamental à educação. e) a ampliação da competitividade no setor.
22. (FGV – AL-RO – Analista Legislativo - 2018) Uma empresa do setor de e-commerce elabora o mapa estratégico para a realização do Balanced Scorecard. Relacione os objetivos estratégicos, listados a seguir, às perspectivas correspondentes. 1. Aumentar o lucro líquido. 2. Aumentar o nível de satisfação dos funcionários. 3. Reduzir as devoluções de produtos. 4. Aumentar o market-share. ( ) Perspectiva Financeira. ( ) Perspectiva do Cliente. ( ) Perspectiva dos Processos Internos. ( ) Perspectiva do aprendizado e crescimento. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada. a) 1 – 2 - 3 – 4. b) 1 – 4 – 3 - 2. c) 3 – 2 – 1 – 4. d) 2 – 1 – 4 – 3. e) 4 – 2 – 3 – 1.
23. (FGV – MPE-AL – Analista do Ministério Público - 2018) Sobre a matriz BCG, que disseminou o conceito do posicionamento da “vaca leiteira” e outras imagens na linguagem do marketing, assinale a afirmativa correta. a) A inadequação para análise de setores da indústria, por ter sido desenvolvida por uma empresa da área de vacinas. b) “Cachorros” ou “abacaxis” são negócios ou unidades de negócio com baixa participação em mercados estáticos ou em declínio. c) “Fazendas” são negócios ou unidades de negócio que demandam uma colheita intensiva. d) O uso da matriz tipicamente requer o uso de uma árvore de decisão complexa. e) A matriz BCG permite uma visão ampliada das estratégias competitivas propostas por Michael Porter.
24. (FGV – MPE-AL – Analista do Ministério Público - 2018) No final da década de 1970 foi promulgado, nos Estados Unidos, o Airline Deregulation Act, que retirou os controles federais sobre o setor aéreo americano e criou condições de livre mercado para o setor, o que conduziu a um aumento na oferta de voos e à redução das tarifas. Tendo como referência o modelo de análise estratégica das 5 forças, proposto por Michael Porter, para as empresas aéreas americanas, que já operavam no país, a desregulamentação do mercado significou a) a ampliação da oferta de produtos substitutos. b) uma recomposição do poder de barganha dos fornecedores. c) a simplificação das barreiras não tarifárias. d) uma redução das barreiras de entrada no setor. e) a integração das forças produtivas setoriais.
25. FGV – Câmara de Salvador-BA – Analista Legislativo - 2018) “João”,”sexta-feira”e “R$ 50” foram as descrições encontradas em alguns dos campos de um mesmo registro de uma conhecida ferramenta de gestão de qualidade, que é: a) a matriz de Priorização; b) a estratificação; c) o gráfico de Pareto; d) o histograma; e) o 5W2H.
26. (FGV – CODEBA – Analista Portuário - 2016) Entre os fatores que devem ser considerados, quando se estabelecem estratégias de expansão para uma organização, estão os mercados a serem explorados e os produtos em desenvolvimento. Igor Ansoff, considerado o precursor da gestão estratégica, criou a Matriz Ansoff na qual apresenta uma distribuição 2X2 que combina tipos de produtos e de mercados para formular as estratégias adequadas. Assinale a opção que apresenta a estratégia que inclui a combinação, de acordo com a Matriz Ansoff, de mercados novos e produtos tradicionais. a) Desenvolvimento de produto. b) Diversificação de produtos e mercados. c) Desenvolvimento de mercado. d) Penetração de mercado. e) Penetração de produto.
27. (FGV – AL-RO – Analista Legislativo - 2018) Após a utilização de uma usual ferramenta de análise estratégica, uma empresa fabricante de produtos de luxo verifica os seguintes pontos: 1-Mão de obra experiente. 2-Baixo capital de giro. 3-Aumento da renda da população. 4-Entrada de fortes concorrentes no setor. Com base nos pontos identificados, assinale a opção que indica a ferramenta utilizada pela empresa. a) Matriz ANSOFF. b) Análise BCG. c) Design Thinking. d) Análise SWOT. e) Benchmarking.
28. (FGV – SEPOG-RO – Analista - 2017) A análise SWOT, também chamada em português de análise FOFA, é uma das ferramentas mais difundidas nos processos de planejamento estratégico. A análise SWOT permite compreender a situação da organização em seu ambiente de atuação e subsidiar escolhas estratégicas futuras. Utilizando a análise SWOT, uma empresa identificou que o envelhecimento da população brasileira poderia abrir espaços para inovar e utilizar suas linhas de produção automatizadas para desenvolver e colocar no mercado novos equipamentos de cuidados médicos domiciliares (home care). Para identificar essa possível estratégia, a empresa relacionou a) uma força de mercado com uma ocasião propícia. b) uma fraqueza dos concorrentes com uma oportunidade de utilização dos recursos internos. c) uma falha de mercado com uma ameaça à economia brasileira. d) uma força dada pelos recursos internos com uma oportunidade representada por uma tendência demográfica. e) uma fragilidade no atendimento à saúde pública com uma ameaça representada pela globalização da concorrência.
Report abuse